PRODUTOS

O motor diesel é um motor de elevada taxa de compressão, no qual o combustível diesel entra em ignição devido ao calor desenvolvido na compressão.

O ciclo motor diesel compreende a admissão do ar na câmara de combustão, a compressão desse ar junto a injeção do combustível que queima espontaneamente produzindo uma explosão, a expansão dos gases e a exaustão dos produtos da combustão.

Esses motores movimentam máquinas tais como:

  • Caminhões;
  • Ônibus;
  • Máquinas agrícolas;
  • Embarcações marítimas;
  • Locomotivas;
  • Geradores elétricos;
  • E muitas outras máquinas e motores de grandes portes nos mais diversos setores.

O Combustível óleo diesel é constituído de mistura de hidrocarboneto, pouco inflamável e pouco volátil, logo o mais seguro na prevenção de incêndio. Mesmo sendo o mais poluente, ainda é o combustível mais usado em nosso País.

O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais ou de gorduras animais, atendendo às especificações estabelecida pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Muito confundido com a mistura diesel + biodiesel que desde 2008 vem sendo disponibilizado no mercado com a designação DIESEL B * , onde o * significa quantidade de biodiesel na mistura. Ex B5 significa a mistura de 5% de biodiesel ao diesel de petróleo e assim sucessivamente até chegarmos ao B100, ao biodiesel puro.

Tipos de Diesel Comercializado

Óleo Diesel B (com adição de biodiesel), segundo determinação da ANP recebeu nomenclatura S conforme o teor máximo de enxofre. Normalmente conhecido como diesel rodoviário também é aplicável para fins industriais, agropecuários, geradores e ferroviário.

  • a) Óleo diesel B S10: combustíveis com teor de enxofre máximo de 10 mg/kg.
  • b) Óleo diesel B S500: combustíveis com teor de enxofre máximo de 500 mg/kg.
  • Óleo Diesel Marítimo, comercializado somente para embarcações marítimas, deve ter na sua especificação ponto de fulgor mínimo de 60°, minimizando risco de incêndio.